A coleção Documentar, coordenada pela Profa. Ana Utsch (EBA-FALE-UFMG), foi criada com o intuito de reunir, analisar e divulgar fontes documentais essenciais para a compreensão da cultura gráfica brasileira e para a preservação do nosso patrimônio gráfico.
O Museu Tipografia Pão de Santo Antônio apresenta a edição fac-similar do Manual do Aprendiz Encadernador, de Jorge Menegazzi, publicado originalmente em 1944. O manual, que vai aqui com apresentação da Profa. Fernanda Brito (EBA-UFMG), especialista no tema, se torna rapidamente uma matriz técnica e simbólica primordial para o ensino da encadernação no país, fonte direta para a construção da série de manuais técnicos desenvolvidos pelo SENAI no início dos anos 1950, momento marcado por grandes transformações técnicas, mercadológicas e socioprofissionais da indústria gráfica brasileira.
O Museu Tipografia Pão de Santo Antônio retoma suas atividades editoriais em 2020 com o livro De Caracteres, Jeroglíficos y Guarniciones, que traz um estudo histórico sobre uma das oficinas tipográficas mais importantes do Uruguai e uma edição fac-similar da amostra de letras da Imprenta de la Caridad (1838), obra de Andrés Berruti, Luis Blau y Marina Garone Gravier.
Além da versão impressa do catálogo do museu – Museu Tipografia Pão de Santo Antônio: Patrimônio Gráfico entre ação e preservação -, as Edições do Museu disponibilizam, aqui, a versão eletrônica.
O Caderno Técnico A Impressora da Casa do Pão de Santo Antônio, de autoria de Janes Mendes Pinto, apresenta técnica e historicamente as diferentes modalidades de impressão tipográfica, identificando, entre elas, a impressora do Museu Tipografia Pão de Santo Antônio. A edição eletrônica foi enriquecida com um ensaio fotográfico de Fábio Martins produzido com exclusividade para a publicação.