QUEM SOMOS

O Museu Tipografia Pão de Santo Antônio reúne um acervo museológico e documental que testemunha a longa prática jornalística, editorial e tipográfica desenvolvida, entre 1906 e 1990, pelos jornais diamantinenses Pão de Santo Antônio e Voz de Diamantina.

Situado na antiga tipografia dos jornais, oficina que funcionou surpreendentemente ao longo de todo o século XX, o Museu se caracteriza pela união singular dos meios de produção próprios da tipografia com os impressos saídos de seus prelos. Trata-se de máquinas impressoras, cavaletes tipográficos, mobiliário, clichês e outras ferramentas, que assumem seu estatuto, hoje patrimonial, ao lado dos quase 4 mil exemplares dos jornais outrora ali redigidos, compostos e impressos.

Único no seu gênero no Brasil, o Museu Tipografia Pão de Santo Antônio traz, ainda, na sua concepção, uma proposta museológica pautada também no presente. Depois de terem passado por uma minuciosa restauração, os equipamentos remanescentes da antiga tipografia foram reativados, dando origem a um novo jornal, desta vez dedicado à memória da imprensa tipográfica diamantinense, mineira e brasileira. Desta forma, através de diferentes ações educativas, o visitante tem a oportunidade de vivenciar o patrimônio gráfico em movimento.

Para além do riquíssimo acervo documental, salvaguardado em sua Hemeroteca, o nosso Museu – que continua sendo uma tipografia – se desenvolve no interior de um diálogo efetivo entre patrimônio material e imaterial: máquinas do passado, homens e mulheres do presente, técnicas em exercício.

Seja bem-vindo (a)!